noticias624 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cipó AC!

Cotidiano

Acre tem previsão de chuvas acima da média para o mês de junho

Publicada em 04/06/24 às 11:25h - 21 visualizações

Edmilson Ferreira


Compartilhe
Compartilhar a noticia Acre tem previsão de chuvas acima da média para o mês de junho  Compartilhar a noticia Acre tem previsão de chuvas acima da média para o mês de junho  Compartilhar a noticia Acre tem previsão de chuvas acima da média para o mês de junho

Link da Notícia:

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de junho indica chuvas acima da média na faixa norte da Região Norte, leste da Região Nordeste, além de áreas pontuais do Maranhão, Piauí e Ceará associadas ao aquecimento do Atlântico Tropical.

Já segundo o ClimaTempo as temperaturas também ficam acima da média em praticamente todas as áreas, a chuva vai ser menos volumosa, também áreas do centro-sul da Região, nessa época do ano já chove pouco nessas áreas e tende a ficar abaixo da média.


A chuva diminui gradualmente ao longo do mês em áreas do centro norte do Amazonas e também no centro norte do Pará, podendo ainda ficar acima da média em Roraima. Temos tendência de bastante chuva no decorrer de junho (o que é normal para época) no extremo norte do Pará, inclusive na região de Belém e também em algumas áreas do litoral do Amapá, por influência da ZCIT, que vai ficar um pouco mais afastada da costa norte. Tem possibilidade de novas friagens acontecerem no sul da Região Norte ao longo do mês de junho, por conta dessa facilidade do ar frio escoar pelo interior do continente, devido às altitudes mais baixas, já que esse ar frio ele vai ter uma dificuldade maior para avançar pelo interior do Brasil.

Já nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, bem como o sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste da Região Sul, são previstas chuvas próximas e abaixo da média climatológica. Ressalta-se que, nesta época do ano, há uma tendência de redução das chuvas na parte central do País.

Considerando o prognóstico climático do Inmet para junho de 2024 e seu possível impacto na safra de grãos 2023/24 para as diferentes regiões produtoras, tem-se que a previsão de chuvas acima da média na faixa norte e leste da Região Nordeste continuará beneficiando a semeadura e início do desenvolvimento do milho e feijão terceira safras.

Enquanto isso, em áreas do Matopiba (região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a previsão é de chuvas abaixo da média, o que poderá reduzir os níveis de umidade no solo, principalmente em áreas dos estados do Piauí e Bahia, ocasionando restrição hídrica para o milho segunda safra. Da mesma forma, em áreas do sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, parte do Paraná e oeste dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde também são previstas chuvas abaixo da média, poderá haver redução dos níveis de umidade do solo.

Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média em todo o país, principalmente na porção central, devido à redução das chuvas, com possibilidade de ocorrerem alguns dias de excesso de calor em algumas áreas. Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas podem ultrapassar 26ºC. Na Região Centro-Oeste e norte da Região Sudeste, as temperaturas devem variar entre 20ºC e 24ºC, enquanto a Região Sul, são previstos valores menores, inferiores a 20ºC.

Já em áreas de maior altitude da região sul e sudeste, são previstas temperaturas próximas ou inferiores a 14ºC. Não se descartam a ocorrência de geadas em algumas localidades, especialmente aquelas de maior altitude, devido à entrada de massas de ar frio que podem provocar declínio de temperatura, o que é muito comum nesta época do ano.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (68)99911-2917

Visitas: 24366
Usuários Online: 15
Copyright (c) 2024 - Rádio Cipó AC
Converse conosco pelo Whatsapp!