noticias710 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cipó AC!

Saúde

Acre não tem mais vacinas da gripe e nova remessa só deve chegar em outubro

Publicada em 25/04/24 às 11:11h - 19 visualizações

Da redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Acre não tem mais vacinas da gripe e nova remessa só deve chegar em outubro  Compartilhar a noticia Acre não tem mais vacinas da gripe e nova remessa só deve chegar em outubro  Compartilhar a noticia Acre não tem mais vacinas da gripe e nova remessa só deve chegar em outubro

Link da Notícia:

Acre não tem mais vacinas da gripe e nova remessa só deve chegar em outubro
Tradicionalmente ela é realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio. A antecipação fez parte da estratégia de microplanejamento, realizada pelo Ministério da Saúde em conjunto com estados e municípios.

De acordo com o Ministério, com a antecipação, o objetivo era fortalecer e ampliar o acesso à vacinação, respeitando as diversidades regionais, em que a organização e a operacionalização consideram a realidade local, direcionando esforços para o alcance da cobertura vacinal.

Meses depois, em novembro, o Ministério da Saúde iniciou uma nova campanha de vacinação nos estados da região Norte. A campanha encerraria em dezembro, porém, foi prorrogada até fevereiro de 2024.

Com o fim da campanha, o Acre ficou sem estoques de vacinas contra a doença. A coordenadora do Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI/AC), Renata Quiles, a previsão é de novas remessas da vacinas só devem chegar em outubro deste ano, com a chegada de uma nova campanha de vacinação.

Em uma nova determinação, em 2023, o Ministério da Saúde adotou a Campanha de Vacinação contra Influenza por Regiões considerando a sazonalidade de cada região do Brasil.

Para Região Norte, considerando o período de umidade e inverno amazônico de dezembro a março, onde o clima favorece maior circulação dos vírus respiratórios, dentre eles a Influenza. Portanto, no 2º semestre de cada ano, acontecerá a Campanha da Região Norte de Vacinação contra Influenza prevista para setembro/outubro.

Nós tínhamos um estoque em janeiro e fevereiro e o que tinha disponível nesse estoque foi utilizado e as doses remanescentes o Ministério da Saúde recolheu. Ela estava disponível na campanha. Acontece que a população não buscou na época adequada

Vacinas aplicadas

Ao todo, 317.504 pessoas, que fazem parte dos grupos prioritários, deveriam ser vacinadasem 2023, segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). A vacina visa reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.

Em relação a cobertura vacinal Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza – 2023 em crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, a meta da Sesacre era aplicar 106069 doses. Porém, apenas 26 mil foram aplicadas, representando apenas 24,55% de cobertura vacinal.

Os municípios que mais se destacaram foram: Senador Guiomard (64,73%), Tarauacá (45,99%) e Marechal Thaumaturgo (45,36%), ainda assim não houve alcance da meta prevista de 90% em nenhum dos 22 municípios do estado.

Casos de influenza em 2024

Até o momento, segundo dados do Observatório em Saúde, no Acre, em 2024 já foram registrados 1.189 casos de síndrome gripais.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (68)99911-2917

Visitas: 22693
Usuários Online: 20
Copyright (c) 2024 - Rádio Cipó AC
Converse conosco pelo Whatsapp!